no Brasil
Foi no dia 16 de agosto de 1980, após anos de esforço do tio Alberto Mansur, na cidade do Rio de Janeiro, onde finalmente o primeiro capítulo brasileiro foi instalado. Com a iniciação de 59 jovens na primeira turma, nascia o capítulo Rio de Janeiro nº001, mater da Ordem na América Latina e no Brasil.
E foi naquela ocasião que Jorge Alberto Mansur, filho do tio Mansur, tornou-se o primeiro Mestre Conselheiro brasileiro. Começa a história da Liderança Juvenil no Brasil!
Em 1985, foi fundado o Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil. No mesmo ano, foi instalado o primeiro Mestre Conselheiro Nacional do país (confira a Galeria de Ex-MCNs). Os estados, por sua vez, foram aos poucos elegendo os seus próprios MCEs.
Os congressos nacionais se tornaram uma realidade, e trouxeram novos rumos para a Ordem DeMolay brasileira nos últimos anos, sempre contando com a presença ativa dos líderes juvenis nas decisões e projetos.
Já caminhamos para os 25 anos de Liderança Juvenil no país. A evolução ao longo dos anos recebeu o apoio e o trabalho de inúmeros MCEs e de 19 MCNs, além dos Mestres Conselheiros Regionais, que foram instituídos no país, e dos mais importantes membros dessa cadeia de liderança: os Mestres Conselheiros de capítulo.
Hoje, o Gabinete Nacional da Liderança Juvenil formaliza a integração desses oficiais, vislumbrando um futuro próspero para a Ordem DeMolay através do trabalho, junto ao Supremo Conselho, daqueles para quem ele sempre se destinou: os ativos.